''Falta de energia? Não é preocupação mais!''

Alguns anos passados existiam uma preocupação dentro países do Europa de Norte que faltaria capacidade das centrais de energia. Eram centrais grandes de energia hidráulica, de carvão e de gás natural. A situação agora mudou totalmente: a geração de energia vai ser maior e mais, substituída pela geração de energia decentral. Importante é a geração com energia solar e com energia do vento. Por isso, agora existe um excesso de capacidade das grandes centrais de energia hidráulica, do carvão e do gás natural. Exemplo da energia decentral é a Energia Solar: Incrível é que países como Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Holanda tem uma temperatura media anual de 10,1 graus Celsius, e mesmo assim ainda tem muita geração de energia solar.
A temperatura media no mês de julho é 17,9 graus Celsius, e a média de temperatura no mês de fevereiro é 3,3 graus Celsius. Cada casa na Europa do Norte pode receber subsidio federal para instalar telas de energia solar sobre o telhado ou assemelhado. A prefeitura realiza o contato casa a cas. Quando a casa tem energia sobrando por causa de sol forte, a casa pode fornecer o excesso na rede central através dos cabos perto de casa. 
As casas com excesso de energia vão ganhar dinheiro de companhia central de eletricidade. Famílias mais pobres que não tem dinheiro próprio de fazer este investimento recebe outro sistema de financiamento. A prefeitura coloca os painéis solar, e durante 10 anos a casa individual tem que pagar uma pequenina taxa pelo investimento, de volta na Prefeitura. Ainda, a conta de energia total vai ser mais baixa para esta família. As demais receberão dinheiros por causa do excesso de energia. Já pensou isso em Jataúba? 
Colunista: Fred Van Venn
Nenhum comentário:
Postar um comentário